Com um cenário de forte concorrência global e a busca por melhorias nos processos industriais, estamos vendo um avanço exponencial de novas tecnologias aplicadas à Indústria 4.0. Processos, fluxos de trabalho, a forma de gerir o desempenho estão mudando drasticamente. As operações não podem mais funcionar em execução linear ou isolada das diversas áreas da indústria: o mundo a cada dia fica mais conectado. A transformação digital em andamento traz novas tecnologias para apoiar o próximo salto de produtividade e performance na indústria.
A VIVACE está preparada para enfrentar mudanças e desafios com a cadência necessária, com estratégias com inovação identificando oportunidades e transpondo limites. Nossa tecnologia e produtos contribuem para uma operação com maior desempenho, mais segura e confiável. A VIVACE está desenvolvendo vários produtos inovadores em sinergia com a Indústria 4.0 e, neste sentido, apresenta a Série Neuron®, a primeira série de equipamentos de campo HART® 7 e Profibus-PA do mercado mundial, desenvolvida com o conceito de Automação Inteligente de Processos, onde aplica a Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para ampliar o poder de sua tecnologia e trazer benefícios aos seus clientes.
A tecnologia embarcada na Série Neuron® permite o próximo passo na melhoria de performance da instrumentação com alta confiabilidade e rumo à excelência operacional: habilidades preditivas e cálculos complexos que proporcionam melhorias significativas de performance e facilitam a manutenção preditiva.
São habilidades built-in e onde os equipamentos aprendem a partir de dados sem a necessidade de programação explícita do usuário e onde permitem detecção segura, automatizada e autônoma no tratamento de dados dos sensores, de anomalias na gestão de ativos, entre outros.
Toda Série Neuron® possui algoritmos para facilitar a manutenção preditiva, antecipando falhas e criando condições aprendidas quando em operação para maximizar o tempo de operação, aumentando a disponibilidade até a parada programada.
De maneira simples, utilizar inteligência artificial nos equipamentos de campo leva a melhores resultado: custos, otimização de tempo, menos falhas, paradas não programadas e manutenções preventivas.
As vantagens são inúmeras e podem reduzir significativamente os custos, eliminando a necessidade de tempo de inatividade planejado em muitos casos.
Ao prevenir uma falha com um algoritmo de aprendizado, a Série Neuron® pode continuar a funcionar sem interrupções desnecessárias.
A manutenção preditiva também leva a uma vida útil remanescente mais longa dos equipamentos, uma vez que danos secundários são evitados enquanto uma força de trabalho menor é necessária para realizar os procedimentos de manutenção.
Com a inteligência artificial, a Série Neuron® aumenta a segurança operacional e pode otimizar ainda mais os processos com base em dados em tempo real.
Os focos de pesquisa e desenvolvimento da VIVACE com a Série Neuron® são o aumento da disponibilidade da planta, o planejamento aprimorado da manutenção e ainda, a otimização da eficácia geral dos equipamentos (OEE- Overall Equipment Effectiveness).
Os poderosos algoritmos são usados para identificar o comportamento das medições, das operações dos equipamentos e reconhecer suas dependências.
A metodologia de desenvolvimento da Série Neuron® permite qualidade superior dos produtos por meio de ciclos de inovação melhores e mais rápidos.
Permite a exploração do potencial da tecnologia digital, de forma segura, confiável, eficiente, robusta, com a mais alta qualidade, maior disponibilidade e proporcionando benefícios na otimização dos processos e controles industriais.
O VPT10 é um transmissor de pressão com sensor capacitivo inteligente, utilizado em medições de pressão, vazão, nível e densidade. Possui modelos com exatidões de ±0.025%, ±0.05% e ±0.075%, tempo de resposta de 50ms, alta rangeabilidade e estabilidade incomparável (Long-Term Stability).
Possui alta performance devido ao seu poderoso algoritmo de compensação de temperatura usando rede neural artificial, o que garante alta exatidão, estabilidade de leituras e menor variabilidade da medição.
A resposta do sensor é expressa em termos de sua entrada por uma série de potências e o sensor inteligente indica a pressão aplicada com alta exatidão e precisão, compensando a temperatura e não-linearidades.
Algoritmos de aprendizado de máquina e inteligência artificial garantem que anormalidades sejam detectadas precocemente e o tempo de atividade do equipamento seja maximizado automaticamente.
Sua performance é maximizada com segurança, utilizando-se de uma análise multivariável contínua, com algoritmos de Aprendizado Supervisionado, exclusivamente para entender intimamente o processo de medição do sensor capacitivo, identificando tendências e padrões nos dados coletados.
O VTT10 é um transmissor de temperatura de performance superior e altamente confiável para vários tipos de sensores e conexões.
Possui exatidão básica de ± 0,01% do span calibrado, conversor A/D: 24 bits, medição simples, dupla, diferencial e backup, compensação de temperatura ambiente e isolação galvânica: 1,5 kVAC.
Toda linearização dos diversos tipos de sensores e compensação da temperatura ambiente é feita através de inteligência artificial, maximizando a exatidão e estabilidade de suas medições.
A linearização dos diversos tipos de sensores é feita através de uma rede neural entre a saída ideal (linear) e o sensor (não linear) e, a saída da rede neural fornece uma correção, que, quando adicionado à saída do sensor não linear, dá uma resposta linear global com alta exatidão e confiabilidade.
O VVP10 é um posicionador de válvulas sem contato mecânico que utiliza sensor Hall como feedback de posição, sendo aplicado nos mais diversos tipos de atuadores rotativos e lineares. Possui algoritmos poderosos de aprendizado de máquina em seus métodos de autocalibração, autossintonia, assim como no controle de posição, garantindo alta performance com confiabilidade e diagnósticos preditivos.
Os parâmetros de controle de posição são aprimorados pelo seu algoritmo de inteligência artificial. O posicionador automaticamente obtém as características do tipo e dinâmica do movimento, posição inicial e final e determina facilmente, a relação ideal de trabalho do seu controlador PID para as diferentes posições de válvula e outros parâmetros, o que fornece a base para a seleção dos parâmetros de controle de posição com alto desempenho. Além disso, o algoritmo de controle não apenas reduz muito o tempo de ajuste de setup e da posição da válvula, mas também minimiza o fenômeno de overshoot em toda a faixa de curso.
Com sua capacidade de inteligência realiza diagnósticos online de forma não intrusiva e contínua, sem atrapalhar o processo. Os modelos com sensores de pressão e entradas/saídas digitais permitem análises mais preditivas e precisas.
Os dados brutos alimentam a análise preditiva incorporada ao posicionador de válvula. Como os sensores são integrados ao posicionador, a atualização dos dados pode acompanhar a dinâmica rápida dos movimentos da válvula de controle. Esses sensores monitoram continuamente o controle de movimento, as mudanças de pressão, condição da válvula e atuador, condição do posicionador e condição do ambiente operacional. Isso significa que o desempenho da válvula de controle pode ser mantido em níveis ideais, monitorando continuamente e tomando as ações preventivas necessárias. Os diagnósticos são exibidos na forma de contadores de eventos, gráficos específicos e tempos de operação, oferecendo limites configuráveis pelo usuário para geração de alarmes que ajudam no gerenciamento de ativos e redução do custo total de propriedade (total cost of ownership), reduzindo assim os custos gerais com manutenção.
A tecnologia digital e poderosos algoritmos do VVP10 da Série Neuron® proporcionam uma maior disponibilidade do processo com melhor desempenho de controle para maior qualidade e eficiência nas malhas de controle de processo.