Introdução
Com um cenário de forte concorrência global e a busca por melhorias nos processos industriais, estamos vendo um avanço exponencial de novas tecnologias aplicadas à Indústria 4.0.
Processos, fluxos de trabalho, a forma de gerir o desempenho estão mudando drasticamente. As operações não podem mais funcionar em execução linear ou isolada das diversas áreas da indústria: o mundo a cada dia fica mais conectado.
A transformação digital em andamento traz novas tecnologias para apoiar o próximo salto de produtividade e performance na indústria e envolverá a reinvenção de muitos setores ao redor do mundo, através da utilização de tecnologias de ponta.
Neste sentido, a aderência ao mundo digital torna-se um fator decisivo para sobrevivência na competição.
Com o advento da tecnologia digital, a convergência dos dados foi um catalisador para ganhos significativos para a automação e para a gestão industrial como um todo.
Já vemos vários segmentos industriais se preparando e se adaptando à esta transformação, deixando a tradicional estrutura de pirâmide hierárquica para a arquitetura estruturada de rede.
Figura 1 - Estrutura de pirâmide hierárquica x a arquitetura estruturada de rede
Figura 2 – A transformação digital no mercado de automação de processos
A transformação digital e o mercado de automação de processos e instrumentação
Espera-se que o tamanho do mercado global de automação e instrumentação de processos ultrapasse os US$ 85 bi em 2023 com um CAGR de 5,5%. Já o Mercado Global de Automação deve ultrapassar US $340 bi com um CAGR de 9%.
Tivemos um crescimento enorme de aplicativos e ferramentas de software, aliado às novas plataformas de hardware com CPUs poderosas (ARMS, Low Power etc.), o que vem garantindo uma maior adoção de produtos de instrumentação e automação de processos em todos os setores.
O mercado de Ethernet industrial deve ultrapassar os US$ 55 bi em 2023 e cresce a mais de 15% ao ano, principalmente agora com o advento da Indústria 4.0 e onde há a necessidade de uma rede de comunicação eficiente que conecte todos os diversos níveis e componentes de forma escalável, flexível e segura. E o APL, que veremos a seguir, vem com suas características proporcionar vários benefícios.
APL – Advanced Physical Layer
APL é o novo meio físico baseado em ethernet industrial para redes de campo e que vem sendo definido e promovido pelas organizações ODVA, Profibus International, FieldComm Group e OPC.
O padrão foi estabelecido em 2018 e sua documentação finalizada em 2022.
Baseado na IEEE 802.3, com um único par de fios operando a 10 Mbits/s com comunicação full-duplex, levando sinal de comunicação e alimentação. A taxa é mais de 300 vezes a taxa do PROFIBUS-PA (31.25 kbits/s). Melhora de performance em geral.
Em conformidade com os requisitos para uso em áreas perigosas.
O objetivo é a substituição a tecnologia de redes de campo em sinergia com a indústria 4.0.
Assim, visualiza-se um cenário onde em uma mesma estrutura de rede ethernet podermos ter equipamentos de campo em vários protocolos (PROFINET, EtherNet/IP, ModbusTCP, HART/IP), assim como já é disponível atualmente para diferentes modelos de inversores e servos controladores.
A demanda por equipamentos de campo com características avançadas, cada vez mais inteligentes, aliada ao ideal de unificação dos barramentos em um único padrão, deu origem a iniciativa do Ethernet-APL.
Figura 3 – Comparando o Ethernet-APL x outros protocolos em relação a velocidade de comunicação
Figura 4 – Comparando o Ethernet-APL x outros protocolos
Vejamos alguns cenários interessantes:
Figura 5 – Aplicações integradas com redes Ethernet, dados em nuvem, análise de dados
Figura 6 – Ethernet APL x Ethernet Industrial
Figura 7– Ethernet APL x Área Classificada
Alguns pontos marcantes que fazem a diferença:
O futuro é digital
Conclusão
Estamos passando por uma transformação digital que parece ser somente o inicio de uma revolução. Este novo mundo permite a exploração do potencial da tecnologia digital em vários segmentos, de forma segura, confiável, eficiente, robusta, com a mais alta qualidade, maior disponibilidade e proporcionando benefícios na otimização dos processos e controles industriais.
A tecnologia embarcada nos produtos que atendem a Indústria 4.0 permite o próximo passo na melhoria de performance da instrumentação com alta confiabilidade e rumo à excelência operacional com o advento do APL: convergência do meio físico das redes ethernet e que proporcionam facilidades de instalação, configuração, melhorias significativas de performance e facilidades com a manutenção preditiva.
Referências
- Material Indústria 4.0 – César Cassiolato
- Material Ethernet-APL – César Cassiolato
- https://www.vivaceinstruments.com.br/pt/neuron, acessado em 23/02/2023